domingo, 30 de novembro de 2014

5º Encontro | USK Açores _#9

Entretanto, propuz-me ao desafio de fazer uma panorâmica da Lagoa... o encontro estava a chegar ao fim... o sol a deitar-se. Alguns já estavam à espera no ponto de encontro... Usei Grafite e lápis de cor aguarelável... e consegui chegar a tempo da foto final!!!

sábado, 29 de novembro de 2014

5º Encontro | USK Açores _#8

Depois da visita e da explicação do projeto do CMIF, olhamos à volta com outros olhos e se já gostava do que estava a ver, passei a gostar muito mais porque tudo aquilo não é apenas  para «o postal », o que fica visa requalificar, manter... tratar, cuidar e educar!!


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

5º encontro | USK Açores





Enquanto estávamos a  espera que todas as pessoas chegassem. 




Dentro da capela 




Dentro da capela




Umas bagas que estava ao pé da capela




Galinhas que estavam na Mata Jardim José do Canto 




O CMIF (Centro de Monitorização das Furnas)



Um lagostim que estava no CMIF 




Estava sentada num baloiço e vi este pássaro e resolvi desenha-lo  




Os patos na Lagoa 




O portão de uma casa

5º Encontro | USK Açores _#7


video

O projeto desenvolvido pelo CMIF é muito interessante, propõe pensar as Furnas com estima e consideração.. criando um Laboratóio de paisagem e como dizia a Mestre Isabel Albergaria: «temos de ser pacientes com a Natureza porque estas coisas, por vezes, levam muito tempo...»

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

5º Encontro | USK Açores _#6

Fui a correr para o Centro de Monitorização das Furnas e uma vez mais a grafite permitiu-me abreviar a minha demanda (o verde colquei posteriormente). CMIF implanta-se entre a vegetação (como é apanágio nas Furnas). 
O conjunto pensado pelo arquiteto Manuel Aires Mateus vai-se descobrindo gradualmente. É muito bonito e quando ficar revestido de musgo (como se prevê) teremos maior dificuldade em percecioná-lo.


A Sofia Botelho e o Dário estavam à nossa espera para a visita guiada...que me desculpem mas precisei de VER, SENTIR e até mesmo de RESPIRAR. O fresco acentua as emanações agradáveis da natureza!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

5º Encontro | USK Açores _#5

Depois do almoço, fomos a correr para o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas mas, pelo caminho passei, novamente, pela Casa dos Barcos e como de manhã não tive oportunidade de olhar para ela...
acabei por me deixar ficar para trás e, decidi que a grafite me daria a possibilidade de o fazer muitooo  rapidamente.... haaa, «despacha-te Alexandra, despacha-te...vamos lá, estão à nossa espera!» e lá vai ele a dirigir-se para o CMIF...
(fotografia: Eva Santos)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

5º Encontro USk Açores - Furnas (pt. 2/2)


No período da tarde, visitamos o centro de centro de monitorização e investigação das Furnas. O edifício é uma referência arquitetónica no arquipélago - e fora dele - e o trabalho que lá está sendo desenvolvido em prol da preservação do património natural da Lagoa das Furnas é incrível! Não temos noção do mesmo até visitarmos este espaço.
 


o edifício